sábado, 22 de janeiro de 2011

Associação de Moradores...Para quê?


1.  Associação de moradores é a UNIÃO e ORGANIZAÇÃO de moradores, podendo ser de uma rua, quarteirão, bairro, vila, etc;

2. É uma das maneiras essenciais de solidariedade entre os moradores;

3. É um espaço comunitário, que permite aos moradores trabalhar juntos e unidos por melhores condições de vida;

4. É uma das ferramentas do homem organizado que toma consciência de sua dignidade como ser humano;

5. É aquela que organiza as lutas e mobiliza os moradores para enfrentar os problemas concretos que surgem da
necessidade do nosso dia-a-dia;

6. A associação de moradores é o espaço privilegiado que faz crescer a consciência de todos nós, que desejamos construir uma sociedade igualitária e justa, onde se possa realmente exercer a cidadania. A importância de uma Associação de Moradores É papel da Associação de Moradores reivindicar junto ao Poder Público e Órgãos competentes, os direitos dos moradores que pagam os seus impostos. É importante lembrar que ao reivindicar os seus direitos, os MORADORES NÃO ESTÃO A PEDIR NENHUM FAVOR... A Associação de Moradores é um instrumento de todos os moradores do bairro e tem o dever de exigir a satisfação das necessidades que o mesmo apresentar. Assim cabe, também, definir junto da população residente, qual destas lutas são as mais prioritárias: segurança, transportes, recolha de lixo, posto de saúde, etc. 

As prioridades, assuntos e respectivas reivindicações, devem ser determinadas em discussão democrática e em assembleia-geral com os moradores. Por isso é importante a existência da Associação de Moradores, para reunir, convocar, unir as forças e organizar a população. A Associação é uma ferramenta, que os moradores tem a seu favor. É um espaço ao serviço do bem comum do bairro e da cidade. Não deverá ser, nunca, um meio para a constituição de Milícias Populares (puníveis por Lei) mas um espaço onde a população reunida e organizada possa utilizar esses métodos para atingir um fim, ao não serem encontradas respostas por parte do "poder político".

3 comentários:

  1. quantas associações de moradores existem em Capelinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que consta, apenas uma atua ativamente. É a Associação dos Moradores do Bairro Aparecida - AMBA. Já existiu esse tipo de organização em outros bairros, mas hoje estão desativadas. A AMBA é um ótimo exemplo de associação. Estão realizando um grande trabalho no Bairro Aparecida.

      Excluir
  2. A AMBA IRÁ REALIZAR O NATAL 2012 COM A DISTRIBUIÇÃO DE MAIS DE 1.000 (MIL) BRINQUEDOS,ALGODÃO DOCE,PIPOCA,BALAS... TAMBÉM IRÁ TER PULA-PULA, CASTELINHO E OUTRAS BRINCADEIRAS...
    SUGIRO AO M M C QUE FAÇAM UMA REPORTAGEM SOBRE A AMBA PARA QUE ASSIM, TALVEZ, INFLUENCIE OUTROS BAIRROS DE CAPELINHA E REGIÃO A SE ORGANIZAREM...

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com