quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Como anda nossa participação política?



Por Alexandre Macedo

O filósofo Aristóteles afirmou certa vez que “o ser humano é um animal político”. Com isso ele quis dizer que ninguém vive isoladamente e precisa da companhia dos outros para partilhar idéias, reclamar algo, ajudar e ser ajudado.

Tratar de política envolve nossa real necessidade de participação, pois todos nós temos algo para sugerir, temos o desejo de ver melhorias na nossa vida e na dos outros, e isso se dá através de nossas opiniões e ações em conjunto para alcançar os objetivos que almejamos. A partir disso, acontece a política, pois tudo que se visa atingir o interesse comum de um grupo é um ato político.

Política não significa somente eleições, a política da qual eu me refiro é aquela construída e praticada no dia a dia que é definida como toda a ação humana que produza algum efeito sobre a organização, o funcionamento e os objetivos de uma sociedade. Trazendo esse conceito de política ao nosso cotidiano é importante refletirmos o seguinte: O que tenho feito como cidadã(o) no sentido de ajudar a construir a cidade onde vivo? Tenho opinado? Criticado? Tenho cobrado algo do prefeito e demais vereadores? Se nós não fizermos nada disso saibam que a nossa culpa é tão grande quanto à dos administradores. Uma cidade só prospera quando nela há um povo que participa de suas decisões , que opina, critica, e cobra melhorias do prefeito e vereadores. Quando deixamos somente alguns governarem, eles nunca atenderão as reais necessidades do povo, e sim somente as deles, isso não é democracia! Se é para o povo que serão destinados os benefícios, somos nós que deveríamos ditar as regras. A palavra “democracia” é uma palavra grega que significa: demos= povo e cracia= poder, ou seja, é o poder povo, é o povo que manda! Vereadores, prefeitos, deputados, governadores e etc., são nossos EMPREGADOS, e a função deles é nos servir e empregar nosso dinheiro de forma que atenda nossas necessidades.

Não busco aqui promover uma idéia de desordem, mas sim de ilustrar o poder que o povo tem nas mãos e não é consciente dele. Qualquer mudança de atitude frente a algo depende primeiramente de nossa consciência, mudando-a as coisas acontecem de forma efetiva. A partir do momento que adquirimos outra visão nos tornamos inquietos e com o desejo de progredir rumo aos novos horizontes. E já passou da hora de deixarmos nossa consciência ser moldada pela idéia de que precisamos participar ativamente da administração de nossas cidades, pois se não participamos logo não fiscalizamos nosso dinheiro e daí então vem sempre um corrupto a entrar em cena.

É urgente participarmos politicamente da administração de nossa cidade, mesmo que isso não seja prazeroso e que tenhamos que disponibilizar algum tempo, mas porque é preciso. Ao contrário, estaremos sempre lamuriando diante de nossas insatisfações. Não devemos nos esquecer que o mal de quem não gosta de política é ser governado por aqueles que gostam dela. Sendo assim qual será nosso próximo passo? Fiscalizaremos os recursos de nossa cidade ou a vida daqueles que estão se enriquecendo às custas de nosso dinheiro? E o pior é que tudo acontece bem nas nossas caras. Será que isso um dia vai acabar? Creio que tudo só depende de nós.

2 comentários:

  1. Para aqueles que admiram J.F Kennedy, vamos relembrar sua frase: "Não pergunte o que o seu Pais pode fazer por voce,pergunte-se o que voce pode fazer pelo seu Pais".O Brasil começa ,concretamente,é no municipio.Para aqueles que admiram Martim Luther King vai a sua frase ou algo proximo:" o que me entristece não é a açao do maus e sim o silêncio dos bons".Lembro tambem de uma frase do Livro de Eduardo Galeano,no livro "As veias abertas da América Latina" escrita emum muro boliviano:"temos guardado um silencio proximo da estupidez".

    ResponderExcluir
  2. Concordamos com você!
    É hora da esperança vencer o medo!
    O tempo da ditadura acabou.Somos livres para expressarmos nossas ideias e tornar o mundo um melhor lugar pra se viver. E isso acontece, primeiramente, como você disse, a partir "dos munícipios".
    Agradecemos pela participação

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com