sábado, 5 de março de 2011

Assistencialismo se acaba assim...

Araçuaí: Ação Social cria fábrica artesanal de polpa de fruta

A Ação Social Santo Antonio desenvolveu mais uma ação inovadora na instituição. Em dezembro do ano passado foi criada uma fábrica artesanal de polpa de frutas que recebeu o sugestivo nome de Gosto de Saúde.

A entidade realiza trabalhos com crianças e idosos, sendo um das instituições sociais mais respeitadas do Vale do Jequitinhonha.

Está sediada em Araçúaí, no Médio Jequitinhonha, no nordeste de Minas.

Um empreendimento social conseguiu vislumbrar um potencial pouco explorado em Araçuaí que é a produção de polpa de frutas. A Ação Social Santo Antônio concilia o trabalho voluntário e dos acolhidos da instituição com a produção abundante de frutas da época.


O objetivo é a inclusão e a sustentabilidade da instituição que acolhe idosos e crianças de Araçuaí e municípios vizinhos.


Em uma sala da Ação Social Santo Antônio é que são produzidas as polpas de uma serie de variedades de frutas como acerola, abacaxi, manga, umbu, goiaba e maracujá. 




A instituição ganhou uma máquina que ajuda e muito o trabalho. Depois de higienizada, a fruta é transformada em polpa, depois embalada, rotulada e congelada. Os principais consumidores do produto são pousadas, hotéis, lanchonetes e as famílias araçuaienses.


Com o sugestivo nome de Gosto de Saúde a iniciativa tem como metas tornar o processo mais industrial e produzir mais. Givaneide Santos, funcionária da instituição, também auxilia na produção da polpas e está bastante satisfeita com a iniciativa.

Quem quiser colaborar com esta iniciativa, doando frutas para a Ação Social Santo Antônio pode entrar em contato pelo telefone (33) 3731- 1337.

Fonte: Blog do Banu

4 comentários:

  1. Ocorre justamente o contrario em Capelinha.Quase todos os empreendimentos da economia solidaria estao paralisados ou capegando por falta de apoio dos individuos individuos .

    ResponderExcluir
  2. Pode até ser que esteja acontecendo algo em Capelinha em torno da Economia Solidária.

    O que esqueceram foi educar o povo para tal.

    Será que houve um mini-curso?Palestra?Etc.

    Do mesmo modo é a participação política! Se o povo não for ensinado a participar, eles não participarão!

    Não existe desinteresse popular, o que existe é alienação decorrente da nossa própria história de colônia, ditadura e baixos investimentos na educação!

    Político que diz que o povo não se interessa por participação política é DEMAGOGO!

    Aquele que têm a consciência despertada nunca irá ficar no mesmo lugar de antes!

    É preciso projetos de formação política aos cidadãos!

    Aí sim as coisas irão acontecer...

    Espero que isto seja logo...

    ResponderExcluir
  3. Alexandre - a economia solidaria nao vai bem aqui não é por comodismo das classes menos favorecidas nao.Simplemente falta apoio da Prefeitura que não tem cumprido sua contrapartida.Tal como Araçuai,Capelinha tammbem recebeu o prpgrama e a maioria está capegando.A apicultura em Sao Caetano,a padaria comunitaria no Galegoe outros.Consulte a EMATER e fique por dentro da situaçao.

    ResponderExcluir
  4. Engraçado como sempre culpam os mais "fracos".Então,falta educaçao e formaçao aos mais pobres?Falta é sensibilidade social de uma classe mais favorecida que se comporta como se o mundo fosse seu umbigo.Os projetos nao vão para a frente porque ninguem se importa se Capelinha tem gente ainda na faixa de pobreza absoluta.Os projetos dependem da contrapartida de prefeitura.Pergunta o que a maioria dos politicos faz ? Atrapalham ...

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com