segunda-feira, 28 de março de 2011

O Brasil que dá certo: CAV – Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (Turmalina)


O CAV – Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica – associação sem fins lucrativos, foi criada em 1994, pautada no interesse dos próprios agricultores e agricultoras organizados no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Turmalina; tem como objetivo discutir, formular, experimentar, propor e realizar atividades adaptadas às características sociais, econômicas e ambientais da região, desenvolvidas com base em uma metodologia que envolve agricultores e agricultoras como sujeitos das ações, considerando-os participantes ativos em todas as etapas, desde o planejamento, execução e avaliação das atividades. Tal método possui caráter emancipador e sustentável e visa a construir condições favoráveis para que, paulatinamente, os agricultores e as comunidades atualmente atendidos possam traçar seus próprios destinos de forma independente, com a presença cada vez menor da entidade, que então poderá expandir suas atividades até locais ainda não abrangidos.


Frente aos problemas e potenciais existentes na região, o CAV e as comunidades rurais construíram e vêm consolidando propostas que agregam melhoria das condições de vida e das relações em família, preservação dos recursos naturais e convivência com o semi-árido. 


As iniciativas atualmente desenvolvidas se encadeiam em ações que incluem conservação e uso sustentável dos recursos naturais, essenciais para a manutenção das famílias no meio rural, como solo e água; incentiva a produção de excedentes e a sua comercialização por meio do fomento de canais que se apoiam na solidariedade e que valorizam modelos sustentáveis de produção.


O CAV extrapola os limites do município de acordo com o programa que executa, chegando a atuar em municípios do Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha, sempre em sintonia com o movimento sindical dos trabalhadores rurais, organizações da sociedade civil e na busca pelo envolvimento do poder público da região.


MISSÃO
A missão do Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica – CAV,  é desenvolver juntamente de agricultores e agricultoras familiares do Vale do Jequitinhonha, propostas e ações para o avanço da agricultura familiar, com a difusão de técnicas alternativas, trabalhos coletivos e cooperativistas, possibilitando, condições dignas de vida, geração de renda familiar e influência nas políticas públicas direcionadas às populações, principalmente rurais e ao convívio harmônico com a comunidade e o meio ambiente.


VALORES
Respeito e valorização às diversidades culturais, políticas e sociais, equidade nas relações sociais de gênero, protagonismo, pioneirismo, estímulo a parcerias, ética, transparência e transformação social. 



VISÃO
O CAV quer em curto prazo consolidar experiências agroecológicas, de gestão de recursos hídricos e de geração de emprego e renda para famílias de agricultores (as) familiares nos municípios abrangidos no Vale do Jequitinhonha. E pretende em médio e longo prazo, criar uma consciência crítica ambiental e de construção de uma sociedade com princípios de justiça e igualdade social.


LINHA DE ATUAÇÃO
Sensibilização e formação de agricultores (as) familiares para o desenvolvimento de tecnologias sociais de convivência com o semi-árido e para a atuação nos diversos segmentos da sociedade na participação e construção do conhecimento e de políticas públicas.

Um comentário:

  1. O CAV existe em Turmalina porque as cidadaos daquela cidade formam uma comunidade de fato, uma sociedade civil que ama a cidade em que mora e por isso se organiza para ve-la melhorar cada vez mais.Os projetos sob responsabilidade da CAV existem em outros lugares,o gov Federal financia ,etc.Mas,são raros as obras que foram finalizadas.Na origem do problema : prefeitos e secretarios descomprometidos .Nao será necessario citar exemplos.

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com