sexta-feira, 8 de abril de 2011

Estação Conhecimento traça estratégia de atuação no Vale

Projeto da Vale do Rio Doce beneficia 23 municípios do Alto Jequitinhonha
O projeto Estação do Conhecimento que visa o desenvolvimento humano e econômico das comunidades, já tem estratégia traçada para este ano de 2011, no Vale do Jequitinhonha. Idealizada pela Fundação Vale e implementada na região por meio de parceria com 23 Prefeituras, Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan) , OSCIPs e ONGs, a Estação vai contribuir, por meio das ações traçadas, para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento integrado e sustentável de 23 municípios.
A Estação Conhecimento está localizada na cidade de Diamantina, região do Alto Jequitinhonha cuja abrangência engloba cerca de 23 municípios: Angelândia, Aricanduva, Alvorada de Minas, Capelinha, Carbonita, Coluna, Couto de Magalhães de Minas, Datas, Diamantina, Felício dos Santos, Gouvêa, Itamarandiba, Leme do Prado, Minas Novas, Presidente Kubitschek, Rio Vermelho, Santo Antonio de Itambé, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves, Serra Azul de Minas, Serro, Turmalina e Veredinha.
A vocação é ser pólo de referência local e regional, em conjunto com os atores estratégicos: Conselhos de Políticas Públicas, Poder Público local, Empresas e Entidades da Sociedade Civil organizada e outros, respeitando e otimizando as diferentes estruturas organizacionais e recursos disponíveis para o desenvolvimento do território.

O projeto tem o mérito de investir nas cadeias produtivas, durante 2011. O plano de trabalho criado para este ano contemplará o mapeamento produtivo para a comercialização de mel, queijo e azeite, com a definição de cadeias produtivas e escopo / processo da produção; parceria com o Programa de Ação para Educação e Esporte (PAEE), que contará com oficina de priorização dos Indicadores da Educação; Plano de Ações Articuladas com os Secretários de Educação e Esportes e realização do Festival de Esportes; desenvolvimento infanto-juvenil, em parceria com o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), articulando as redes sociais para o desenvolvimento local integrado e sustentável; ações de convivência e cidadania com os jovens; qualificação para o mercado de trabalho; e em última instância, ações diferenciadas no Alto Jequitinhonha, no que se referem ao apoio e fortalecimento à Gestão Pública nos municípios.


Projeto viabilizado


A Estação Conhecimento, sediada em Diamantina, foi lançada no Estado em novembro de 2009 e, desde então, vem trabalhando para promover e disseminar o conhecimento e o crescimento regional nos 23 municípios do Alto Jequitinhonha. A iniciativa tem garantido recursos da Fundação Vale de cerca de R$ 10 milhões, para aplicação em cursos profissionalizantes e atividades com ênfase em esporte, arte e cultura a 1.500 jovens, de 7 a 19 anos.
Em fevereiro de 2010 foi eleita a diretoria do Núcleo de Desenvolvimento Humano e Econômico do Vale do Jequitinhonha - Estação Conhecimento Vale Jequitinhonha. De lá para cá, várias ações foram realizadas, no sentido de viabilizar a atuação da Estação Conhecimento junto às escolas, associações, conselhos e prefeituras, para mostrar a proposta pedagógica e os objetivos do programa.
A primeira atividade aconteceu em junho de 2010, com a realização do Seminário de Esportes da Estação Conhecimento Vale Jequitinhonha, que abrangeu os 23 municípios.
Além da implantação da Estação Conhecimento a Fundação Vale vai investir nos programas Turismo Solidário (de incentivo ao turismo na região com a promoção do desenvolvimento das comunidades locais), e Capacitação de Cisterneiros, ambos desenvolvidos pela Sedvan.


Com informações da www.ecavale.com.br
Estações Conhecimento


As Estações Conhecimento são núcleos, de Desenvolvimento Humano e Econômico, idealizados pela Fundação Vale. Os núcleos são organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips), viabilizadas por meio de parcerias locais com o poder público e entidades da sociedade civil organizada.


A meta da Fundação Vale é de aproximadamente 30 mil jovens beneficiados por meio de 18 núcleos, que serão construídos até 2012 nos estados do Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e Sergipe.

Fonte: BLOG DO BANU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com