quinta-feira, 28 de abril de 2011

Uma lição para o poder Executivo e Legislativo de Capelinha.

Vejam o exemplo da cidade de São Carlos - SP: 

Dez anos de OP de São Carlos é tema de Seminário

No próximo sábado (30), acontece no Paço Municipal o Seminário Aperfeiçoando o OP (Orçamento Participativo) que tem como objetivo construir novas propostas coletivas que permitam aumentar a confiança neste processo de participação popular que comemora 10 anos em São Carlos.

Realizado pela Prefeitura de São Carlos desde 2001, o Orçamento Participativo vem sendo um importante instrumento de participação popular na gestão pública, na medida em que possibilita a sociedade não apenas opinar, mas também definir a aplicação de recursos municipais de acordo com suas próprias demandas.
Embora a metodologia do OP seja frequentemente avaliada por seus Conselheiros e Delegados, inúmeros debates têm apontado para a importância de aprofundar esta discussão com demais segmentos da sociedade, após seus 10 anos de existência. Além disso, também pretende avaliar e sistematizar as experiências de OP em curso na cidade de São Carlos, além de estimular a participação popular para o exercício do controle social na gestão de políticas públicas.

O Seminário é aberto para toda a comunidade e tem como finalidade possibilitar a troca de experiência e a capacitação de pessoas envolvidas com diferentes modelos de OP, sejam elas pertencentes à sociedade civil ou ao poder público.

O público-alvo do seminário será composto por representantes de movimentos populares (associações de moradores, conselhos municipais, sindicatos), organizações do Terceiro Setor (ONGs, OSCIPs), dos Conselheiros do Orçamento Participativo, dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e do Ministério Público, integrantes de Instituições Universitárias e de Pesquisa, além de demais interessados no tema. As inscrições são gratuitas e se encerram dia 27 de abril.

Informações sobre a programação podem ser obtidas na Coordenadoria de Orçamento Participativo e Relações Governo Comunidade de São Carlos – Telefones (16) 3307-4700 e 3307-2255 ou pelo email op@saocarlos.sp.gov.br.
Nota: Quando teremos uma política assim em Capelinha? Deixe seu comentário logo abaixo:

Um comentário:

  1. Gente,sera que um dia o povo da capelinha vai ficar desenvolvido assim? E,isso e coisa de primeiro mundo e capelinha ,com esses politicos compradores de votos e eleitores safados vendendo votos,fica dificil capelinha chegar neste ponto so com 30% que nao entra no jogo,quer dizer,sera que tem 30% ..sei nao,periga nao ter nem isso.

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com