segunda-feira, 2 de maio de 2011

O que é política?

Por Alexandre Macedo twitter.com/AlexandreFmsso

(Artigo publicado na Revista Sou Mais Minas em outubro/2009)



A palavra “política” compreende muitos significados. Esse termo pode se referir tanto às práticas adotadas por uma pessoa ou instituição como também pode representar a arte do bem governar, de cuidar das coisas públicas. Mas, neste artigo vamos tratar de política quanto ao seu sentido eleitoral. Muitos dizem que a odeiam, que querem distância dela, que é suja, etc. Na verdade, toda essa ojeriza não é quanto à política, mas sim devido à politicagem. É quanto à politicagem que devemos sentir apatia e lutar para que ela desapareça de nosso meio.

A cada período de eleições sempre conhecemos novos politiqueiros mercenários com suas habilidades e disfarces, enganando a população com falsas promessas e demagogias.

O verdadeiro sentido da política consiste em despertar nas pessoas o papel de cidadãs, ou seja, em convidá-las a participar das decisões, conscientizá-las de seus direitos, fazer com que elas se sintam construtoras da sociedade em que vivem. Dessa  forma, elas aprenderão a  amar aquilo que ajudaram a construir, fazendo com que a política encontre na real democracia seu verdadeiro significado. Essa maneira de entender a política faz com que ela se torne ética, buscando o bem supremo.

Sendo ética, a atividade política incorpora uma função pedagógica de transformação dos homens em cidadãos, ou seja, em pessoas participativas capazes de transformar toda e qualquer realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com