quarta-feira, 6 de julho de 2011

Campanha de conscientização no trânsito


Editado por Alexandre Macedo


Começou hoje, no centro de Capelinha, a Campanha de conscientização no transito realizada pelo Jornal A Cidade.

A Campanha, que deve acontecer durante todo o mês de Julho, tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados que se deve ter para evitar acidentes, multas ou stress no trânsito.

Através de panfletos, cartazes, moto-som e adesivos 02 funcionários se dedicaram a conversar com motoristas e pedestres que trafegaram pela manhã no centro da cidade. A polícia militar também esteve no local onde prestou apoio à campanha.

Durante a mobilização o Jornal A Cidade presenciou vários motoristas cometendo infrações. Motoristas sem cinto de segurança, com som auto, motociclistas com viseira aberta, capacetes irregulares, dentre outros. A Campanha tem o apoio da Comissão de Transito, Rádio Aranãs FM, Polícia Militar.

O Jornal A cidade recebeu no dia 02 e Julho recebeu reconhecimento de Destaque empresarial e está ha mais de 01 ano circulando semanalmente em Capelinha e Região com distribuição gratuita e várias denúncias realizadas.

O Movimento Muda Capelinha parabeniza os idealizadores do evento pela iniciativa. É justamente por meio da conscientização que todas as coisas se modificam. Basta lembrarmos que nada será melhor enquanto esperarmos que as melhorias venham a partir do outro. A mudança sempre acontece, primeiramente, em nós mesmos. O sábio indiano Mahatma Gandhi dizia "seja a mudança que deseja ver no mundo".

O mundo da política também é assim, precisamos nos tornar protagonistas de nossas histórias ao invés de esperarmos que as mudanças cheguem até a nós. A política, diz o sociólogo Marco Aurélio Nogueira, "é uma forma de decidir destinos". Por isso, também, permitarmos que nossas consciências sejam despertadas quanto ao nosso dever de cidadãos e, assim, construírmos juntos sempre a  Bela Capelinha que sonhamos.

A tarefa urgencial é deslocarmos a política do âmbito representativo para a sociedade civil. A democracia, não cansamos de dizer, é o poder do povo. Quando a política é decidida por "meia dúzia" não pode ser classificada como democracia, o termo correto seria oligarquia (que em grego significa oligo=poucos / cracia=poder, ou seja, o poder de poucos. Precisamos de uma outra cultura política, onde o povo e os representante do Poder Executivo e Legislativo trabalhem juntos na construção da cidade. Para isso, o povo precisa ser consultado. É inaceitável a desculpa de que "o povo não se interessa por política", mentira! Já dizia Aristóteles: "O homem é um animal político". A todo momento fazemos política, seja em casa, no trabalho, na escola, na igreja, etc. Mas outra política ainda espera por nós cidadãos, aquela que decide a qualidade de vida de nossos munícipes, aquela que coloca mais médicos nos hospitais de saúde, que coloca professores na zona rural, que paga salários justos e atualizados aos servidores municipais, que provém com o saneamento básico e com todos os direitos assegurados na nossa Constituição.

A cidade que almejamos só depende de nós!

Reproduzimos AQUI o artigo de Alexandre Macedo, "A cidade de nossos sonhos", para refletirmos  sobre o muito que ainda nos falta.

Confiram também o artigo "O que é política?" clicando AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com