sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Livro/Edição Histórica do Jornal Geraes será lançado no Vale

Fonte: Blog do Banu


10 cidades do Jequitinhonha terão lançamento com debates sobre temas específicosUma das edições do jornal GERAES, em 1980, anunciando o I Festivale.
O projeto de publicação da edição histórica do jornal Geraes programou para os próximos dias uma série de lançamento do livro em 10 cidades do Vale do Jequitinhonha. Em cada cidade, haverá debate sobre temas de suma importância para o desenvolvimento da região.

Serão distribuídos livros para todas as bibliotecas e centros culturais do Vale.
Veja a programação abaixo:
08.de agosto – segunda-feira – Diamantina - A universidade e o Jequitinhonha;
09 de agosto – terça-feira - Turmalina – Eucalipto e organização sindical;
10 de agosto – quarta-feira - Minas Novas - Mecanização nas lavouras de cana e café - Impacto na questão sócio-econômica do Vale;
11 de agosto – quinta-feira - Berilo - Comunidades Quilombolas e a sua organização;
12 de agosto – sexta-feira - Virgem da Lapa - Integração e manifestação das comunidades quilombolas, com participação de representante dos quilombolas de Minas Novas, Chapada do Norte, Berilo, Francisco Badaró e Araçuaí.
13 de agosto – sábado - Araçuaí – Movimentos culturais e política pública
15 de agosto – segunda-feira - Rubim (História e cultura do Vale nas escolas da região).
16 de agosto – terça-feira - Almenara - Rio Jequitinhonha, política municipal, estadual e federal de meio ambiente;
17 de agosto – quarta-feira - Jequitinhonha -Rio Jequitinhonha, política municipal, estadual e federal de meio ambiente;
18 de agosto – quinta-feira - Itaobim - Novos rumos para o Festivale.
06 de setembro – Belo Horizonte - Tema livre.Edição Especial do GERAES, publicado em maio de 2011.
O Jornal Geraes circulou no Vale do Jequitinhonha entre os anos de 1978 e 1985. Um grupo de estudantes do Vale, moradores de Belo Horizonte, idealizou o jornal mensal, de resistência à ditadura militar, de combate ao coronelismo político e de valorização das manifestações populares do Jequitinhonha.

Daí surgiu o grande movimento cultural do Vale do Jequitinhonha.
No lançamento do livro GERAES Edição Histórica estarão presentes os fundadores do jornal e do Festivale: Aurélio Silby (Santana do Araçuaí - Ponto do Volantes), Carlos Figueiredo (Itaobim), George Abner (Pedra Azul) e Tadeu Martins (Itaobim).
Leia mais sobre o Jornal Geraes clicando aqui:
Jornal Geraes: veículo de resistência, denúncia e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com