terça-feira, 30 de agosto de 2011

Síntese da última reunião do CMDCA de Capelinha


Por Fátima Santos Pimenta

No dia 29 de agosto, às 15 horas os membros do CMDCA de Capelinha – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Capelinha – reuniram-se no Espaço Atividade para uma reunião extraordinária, com a seguinte pauta:

Eleição para escolha de cinco suplentes do Conselho Tutelar.
De 10/08/11 a 29/08/11: Período de inscrições;
30/08/11: Avaliação psicológica dos candidatos inscritos, às 13 horas (Sede da Secretaria Municipal de Assistência Social);
02/09/11: Palestra com o tema “As atribuições de um Conselheiro Tutelar”, às 13 horas no Espaço AtivaIdade;
03/09/11: Das 08 às 17 horas, na Escola Estadual “Coronel Coelho”, eleição para escolha de cinco suplentes do Conselho Tutelar;
05 e 07/09/11: Divulgação do resultado e posse dos suplentes. 

Projeto Estação Conhecimento do Vale Jequitinhonha.
No início do ano o município de Capelinha assinou Termo de Adesão para participar do Projeto Estação Conhecimento do Vale Jequitinhonha, onde a Fundação Vale aportou recursos na ordem de R$ 1.900.000,00 no FIA de Diamantina para desenvolver ações nas áreas de esporte (natação, judô, futebol de campo feminino e natação), cultura e educação no Alto Jequitinhonha.
No dia 23/08/11 foi realizada uma importante reunião em Capelinha com a participação de representantes dos Conselhos Tutelares e Conselhos Municipais dos Direitos d Criança e Adolescente de Capelinha, Angelândia e Aricanduva. A reunião aconteceu no Espaço AtivaIdade, onde o Projeto foi apresentado por representantes do  Núcleo de Desenvolvimento Humano e Econômico do Vale Jequitinhonha.
A próxima etapa prevê uma Oficina que acontecerá em Itamarandiba no dia 20/09/11, onde todos os municípios que pertencem ao Arranjo Norte apresentarão propostas de conteúdos para os seguintes eixos: Qualificação de conselheiros e demais atores do sistema de garantia dos direitos, convivência e cidadania e ainda preparação para o mercado de trabalho.

Projeto Infância Roubada.
Banco do Nordeste aprovou o Projeto Infância Roubada que será executado pelo Grupo de Teatro Animar’t totalizando um valor de R$ 20.602,00. O CMDCA está adequando a planilha do Projeto que não foi aprovado no seu valor integral. Existe uma previsão para início das atividades até novembro/11, dependendo da contratação de oficineiros e profissionais que estarão atuando no Projeto.

Segunda Conferência Municipal do CMDCA.
O CMDCA de Capelinha realizará no dia 06 de outubro a II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Capelinha com o tema “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios, além de propor uma reflexão com a sociedade e governo, com o objetivo de promover a ampliação da participação, do controle social e do apoio institucional para a consolidação do princípio da Prioridade preconizado pela Constituição Federal de 1988 e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. A Conferência será norteada por eixos orientadores como: Promoção dos direitos de crianças e adolescentes, proteção e defesa dos direitos, protagonismo e participação de crianças e adolescentes, controle social e efetivação de direitos e gestão da Política Nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
O CMDCA de Capelinha está definindo os palestrantes que participarão da Conferência que já tem local definido: Sede da FLORAE.
Em breve estaremos divulgando à população o horário, bem como locais para inscrição de participação do Evento.

As reuniões ordinárias do CMDCA acontecem toda primeira segunda-feira do mês, às 16 horas e 30 minutos na sede do Espaço AtivaIdade – Rua das Flores, 803 (Centro).

Participe das reuniões do CMDCA e faça valer a efetivação de políticas de garantia de direitos de crianças e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com