sexta-feira, 26 de agosto de 2011

UFVJM adia para outubro decisão sobre criação de campus

Fonte: Blog do Banu


Conselho Universitário quer definir atuação e expansão da Universidade
O CONSU - Conselho Universitário, instância de poder deliberativo da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, tomou decisões importantes em relação à criação de campus universitário fora dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri:
- Assumiu que a UFVJM é uma Universidade multi-campi, ou seja, pode ter várias unidades de ensino ou pesquisa espalhadas por outras cidades.
- Definiu que o território dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri é região prioritária para sua atuação.
- E ainda: adiou para o mês de outubro a decisão sobre incorporação ou não dos campi de Janaúba e Unaí, definido de forma autoritária pelo Ministério da Educação, sem a aprovação prévia do CONSU e nem consulta ao povo do Vale.

Leia a Nota de Esclarecimento, assinada pelo Reitor Pedro Ângelo Almeida Abreu:

Nota de esclarecimento
Em evento no Palácio do Planalto, o Governo Federal anunciou, no dia 16 de agosto passado, uma nova expansão do Ensino Superior, noticiando a criação de mais quatro Universidades Federais e de várias dezenas de campi universitários vinculados a Instituições do sistema de IFES. Dentre esses novos campi, foi noticiada a criação de campus nas cidades de Janaúba e Unaí no Estado de Minas Gerais, que seriam vinculados à Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Cabe informar que o Conselho Universitário não havia deliberado pela incorporação desses novos campi à UFVJM.
O Conselho Universitário já definiu a UFVJM como uma Universidade multi-campi para atender, sobretudo, as populações dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, vislumbrando, portanto, a implantação, quando possível e pertinente, de novas Unidades Universitárias, principalmente em cidades assentadas em territórios desses vales.
Portanto, esta Instituição entende a expansão do Ensino Superior público como uma política de Estado voltada para proporcionar oportunidades aos cidadãos de diferentes territórios do Brasil, mas, por outro lado, assumiu que os Vales do Jequitinhonha e Mucuri são prioritários para a sua atuação no ensino, pesquisa e extensão.
Em reunião realizada no dia 19 de agosto o Conselho Universitário deliberou que irá definir, até o início de outubro próximo vindouro, os territórios de atuação da UFVJM, quando, então, decidirá sobre a viabilidade de incorporar os campi das cidades de Janaúba e Unaí.
Diamantina, 18 de agosto de 2011
Prof. Pedro Angelo Almeida Abreu 
Presidente do Conselho Universitário /UFVJM

Assine AQUI o abaixo-assinado pela descentralização da UFVJM com campus em cidades do Jequitinhonha e Mucuri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com