domingo, 4 de setembro de 2011

Conselho Tutelar de Capelinha tem novos suplentes


Por Fátima Santos Pimenta (Secretária Executiva do CMDCA)


Foi realizado no dia três de setembro Processo de Eleição para escolha de suplentes do Conselho Tutelar de Capelinha, na Escola Estadual Coronel Coelho, das 08 às 17 horas, sendo o mesmo executado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Capelinha. 

No dia 10 de agosto houve divulgação do Edital de Convocação contendo todas as informações pertinentes ao processo como: prazos, atribuições, remuneração, requisitos para preenchimento das vagas, documentação necessária, dentre outras. 

Foram efetivadas nove inscrições, sendo que dois candidatos desistiram e três foram reprovados durante o processo que contou com avaliação psicológica e palestra sobre o tema “As atribuições de um Conselheiro Tutelar”, proferida por Derenice Soares de Azevedo. Com isso, apenas quatro candidatos participaram até a etapa final, sendo que havia a necessidade de um total de cinco para preenchimento das vagas de suplentes do Conselho Tutelar, mas isso não invalida o Processo de Eleição, pois foi decidido na urna quem ficaria como primeiro, segundo, terceiro e quarto suplente. 

A eleição transcorreu de maneira tranquila e contou com a atuação dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Capelinha, órgão responsável pela realização do processo. 

Cento e sessenta e cinco eleitores compareceram para votação, sendo o resultado extra-oficial o seguinte: 

Total de Votos: 165 

Votos nulos: 3 

Votos Válidos: 162 

Primeiro Suplente: Silvânia Alves Soares (73 votos) 

Segundo Suplente: Josimeire Kamily Rocha (49 votos) 

Terceiro Suplente: Ana Lúcia dos Santos (33 votos) 

Quarto Suplente: José Moreira Gomes (07 votos) 

O resultado oficial da eleição será divulgado no dia 09 de setembro, pois o Artigo IV, item 16 do Edital prevê que os candidatos terão o prazo de até três dias úteis, após a eleição, para apresentarem formalmente impugnação quanto ao resultado da escolha de suplentes. 

Posteriormente os quatro suplentes serão nomeados pelo Prefeito Municipal de Capelinha, sendo convocados para assumirem o cargo de acordo com a necessidade, tais como: substituição de férias, licenças e/ou vacância de cargos. 

Toda a documentação referente ao Processo de Eleição encontra-se arquivada na sede do CMDCA de Capelinha.

5 comentários:

  1. Oxente,participante do conselho tutelar nao é uma atividade voluntária,nao? Alguém sabe me dizer se há remuneração para os outros conselhos?

    ResponderExcluir
  2. Fátima Santos Pimenta5 de setembro de 2011 às 07:42

    Bom dia!
    Prezado anônimo, o Conselho Tutelar é um órgão que prevê remuneração sim, uma vez que seus integrantes prestam serviços à comunidade, cumprindo carga horária semanal de 48 horas, sendo os mesmos remunerados pela Prefeitura Municipal, mas com autonomia soberana em suas decisões.
    Quanto aos demais Conselhos, trata-se de órgãos colegiados permanentes, também com autonomia soberana, porém sem qualquer tipo de vínculo com a Prefeitura, tendo como integrantes apenas pessoas que se dispõe ao voluntariado.
    Espero ter sanado suas dúvidas. Do contrário, estou à disposição para prestar novos esclarecimentos.
    Fátima Santos Pimenta

    ResponderExcluir
  3. Fátima Santos Pimenta5 de setembro de 2011 às 13:12

    Corrigindo: Carga horária semanal do Conselho Tutelar: 40 horas.

    ResponderExcluir
  4. Interessante o que anda acontecendo aqui nos últimos dias, com os conselhos de Capelinha divulgando o que andam fazendo no blog do MMC. Acho que o caminho é esse mesmo!

    ResponderExcluir
  5. DOMINGO AGORA TEM REUNIÃO DA AMBA NA ESCOLA DOMINGOS PIMENTA AS 10 HORAS, JA TEMOS 153 ASSOCIADOS.

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com