terça-feira, 4 de outubro de 2011

Micro empresa deve ter ministério em breve




Está em tramitação na Câmara Federal o Projeto de Lei 865/11 que cria a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, ligada diretamente à Presidência da República. Esta semana, a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público aprovou esta proposta que segue para votação no Plenário.
O setor hoje é regulamentado pelo Ministério de Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior e, com a secretaria, a área ganhará autonomia na sua regulamentação. O deputado federal Leonardo Quintão (PMDB-MG), vice-presidente da Frente Parlamentar em Apoio às Micro e Pequenas Empresas, destacou que a criação da secretaria será um fomento à criação de empregos. “O projeto informa que o ministério na qual os micro e pequenos empreendedores estão ligados não tem estrutura suficiente para organizar o setor. Com a secretaria ministerial, a regulamentação fica mais ágil o que dará mais recursos à área. O micro empreendedor terá mais suporte para crescimento o que significa criação de mais empregos na área”.

Outra justificativa do projeto para a criação da secretaria é que outros ministérios, como do Trabalho e Emprego, Fazenda e das Cidades também atuam no setor. “Não há uma coordenação específica para a área. A secretaria promoverá uma gestão mais setorizada, promovendo a regulamentação necessária”, explicou Leonardo Quintão.
Entenda a competência da Secretaria da Micro e Pequenas Empresas
- Formulação, coordenação e articulação de:
- políticas e diretrizes para apoio à microempresa, cooperativismo e associativismo.
- incentivo e promoção à produção local.
- programas e ações de qualificação e extensão empresarial.
- promoção e incentivo à importação e exportação no setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com