terça-feira, 8 de novembro de 2011

TURMALINA – ARTESANATO LOCAL NA HOLANDA E NA ALEMANHA.

A “Arte do Jequitinhonha” é hoje uma atividade econômica, que pode atingir vários mercados no mundo inteiro. Prova disso, é uma encomenda com mais de 1.500 produtos, como travessas, moringas, vasos, copos, animais e bonecas feitas em cerâmica, que um grupo de artesãos dos municípios de Turmalina e Minas Novas recebeu recentemente.

Artesanatos do Jequitinhonha cada vez mais reconhecidos por
outras regiões.
A compradora é a Barbosa do Brasil (empresa holandesa que distribui produtos genuinamente brasileiros na Holanda e na Alemanha). A empresa possui uma rede chamada Word Store, com mais de 1000 lojas espalhadas pelos dois países. De acordo com um artigo publicado no Blog do Banú, as peças vendidas pela organização seguem os princípios do ”comércio justo”, como respeito à legislação trabalhista. Segundo Frieda Lammerds, da Barbosa do Brasil, a empresa é a única que atua desta forma. “Somos a única importadora européia de artesanato que pratica no Brasil, o chamado Comércio Justo. Transparência na gestão e um rígido controle de qualidade”, afirma.

Mas, não são apenas as boas intenções que alimentam o comércio internacional! O mercado europeu é muito exigente. Além de comprar as peças, eles querem saber como elas foram produzidas. Se o processo de fabricação e compra obedeceu as regras sociais e economicamente viáveis, ou se as legislações ambientais foram seguidas.


Esta imagem revela a perfeição nos traços da boneca feita pela Zezinha, artesã
de Minas Novas.
O contato dos artesãos com a importadora foi feito através doSEBRAE. Frieda Lammerds visitou pessoalmente a região para comprovar a qualidade e o designer das peças produzidas. “Vamos testar a aceitação do produto no mercado europeu. Se der certo, vamos aumentar nessas encomendas”, encerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com