sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Esporte de Capelinha está morto


Não é necessário uma enquete para verificar a situação do Esporte na cidade. Um simples passeio pelos bairros de Capelinha é o bastante para que, imediatamente, qualquer cidadão perceba o quanto o esporte está “morto”. Existem raríssimas opções de práticas esportivas na cidade e o único lugar onde os capelinhenses estão acostumados a ter como referência no esporte – Praça de Esportes – está praticamente abandonado. 

Os desportistas capelinhenses revelam grande insatisfação quanto à Secretaria de Esportes de Capelinha e destacam os seguintes problemas: 

  • Política centralizadora por parte da Secretaria de Esportes, sem diálogo com os desportistas e usuários do Esporte. 
  • Nenhuma parceria com qualquer clube ou entidade com o objetivo de promover eventos e fortalecer o esporte capelinhense. 
  • Inexistência física do Conselho de Esportes (Fator grave, já que todas as decisões sobre o esporte devem ser deliberadas democraticamente no Conselho, espaço este onde os desportistas têm a oportunidade de decidir sobre as os recursos para o Esporte que chegam à cidade. 
  • Não elaboração de um calendário anual de eventos esportivos e de lazer.
  • Falta de projetos sociais do governo como “Segundo Tempo”, “Minas Olímpica” e outros, por falta de construção de projetos para receber tais eventos. 
  • Difícil comunicação com o secretário de esportes, Dilson de Moraes, pelo fato da Secretaria não possuir um espaço físico de fácil acesso aos cidadãos e desportistas. 
  • Elitização da Praça de Esportes. Tal espaço, além de funcionar precariamente, atualmente, não acolhe usuários de classes mais baixas, público este que deveria ser o alvo da política desportista. 
  • Falta de uma política de apoio às Escolinhas de Bairro, times femininos, falta de apoio à eventos esportivos da cidade e da zona rural. 
  •  Ausência de intercâmbio com cidades circunvizinhas. 
  • Inexistência de política de liberação do Estádio Newton Ribeiro, sendo que o secretário de esportes libera o estádio para eventos de acordo com critérios pessoais. É preciso um regulamento, já que se trata de um patrimônio público e não particular.
Além de todas estas precariedades, ocorreram várias situações que revelaram a incompetência e incapacidade da Secretaria de Esportes de Capelinha como: 

  • Cancelamento por parte da Secretaria Estadual de Esportes do ICMS solidário no valor de mais de R$ 110.000,00 que a Secretaria Municipal permitiu escapar por falta da documentação exigida pelo Estado, revelando grande descompromisso com o Esporte Capelinhense. Para isso, ver AQUI
  • Paralização da Copinha (torneio sub 15).
  • Desinteresse em valorizar o Campeonato Municipal de Capelinha, sendo que este evento, para que aconteça, conta com o grande esforço dos desportistas capelinhenses e pouco apoio da Secretaria de Esportes. 
Além do futebol, há ainda várias modalidades de esportes que estão surgindo na cidade e que necessitam urgentemente da atenção da Secretaria de Esportes como o skate e o basquete, há vários jovens em Capelinha praticando tais esportes e que não contam com nenhum projeto por parte da Secretaria de Esportes. (Ver aqui a matéria do Jornal A Cidade sobre a falta de opção dos skatistas em Capelinha). Existem também vários praticantes do xadrez e também BMX (manobras em bicicletas), sendo que ainda não existem nenhum incentivos aos amantes dessas modalidades de esporte.

Os desportistas capelinhenses reclamam a excessiva centralização da política de esportes nas mãos do secretário e solicitam que o Esporte capelinhense seja elaborado de forma democrática com consulta a todos os amantes do esporte em Capelinha. Sabemos que nossa cidade é um grande celeiro de desportistas, principalmente no futebol. Nossa cidade, historicamente, possuiu e possui grandes craques que possuem plenas condições de se profissionalizarem, assim como aconteceu com o jogador Matheus, da nossa cidade vizinha de Turmalina, que hoje é zagueiro do Cruzeiro. Talvez, se tivéssemos uma política esportiva eficiente nossa cidade teria vários jogadores atuando profissionalmente em clubes famosos. 

O que falta à nossa Secretaria é evidente, segundo vários desportistas capelinhenses, é de abertura democrática para que os nossos cidadãos desportistas também ajudem a construir o Esporte capelinhense. Centralização de poder é retrocesso! Vivemos em um país que nos garante a democracia pela Constituição e isso deve ser cobrado pelo povo a todo o momento. Todas as Secretarias Municipais devem manter um constante diálogo com todos os cidadãos que usufruem dos serviços que estas oferecem, isso sim é democracia. Muitas vezes o que necessitamos para progredirmos politicamente é uma reinvenção de nossa cultura política. Ao invés de haver concentração de decisões políticas nas mãos somente dos representantes, que tal convidar o povo a decidir também? Essa é a característica de uma gestão voltada para o povo. Que estejamos atentos a isso nesse ano eleitoral. Que possamos exigir mais democracia de nossas Secretarias, afinal, elas são os pilares do Poder Executivo e são responsáveis pela boa ou má imagem da gestão. Que os futuros candidatos ao Poder Executivo, possam apresentar, antes da eleição, seus futuros secretários, pois a escolha deles é muito importante para que o cidadão escolha em quem votar.

11 comentários:

  1. E depois ainda se perguntam porquê está havendo um grande crescimento dos usuários de drogas na cidade. Como diz o ditado... "cabeça vazia, oficina do Diabo". Qual é o futuro que capelinha está reservando aos seus jovens? Será que o ideal de juventude de capelinha são esses jovens ociosos, beberrões, baderneiros e cabeças-ocas que se veem por aí? Será que a educação, cultura e o lazer saudável por intermédio do esporte não são importantes?
    Essa cidade me decepciona cada dia mais... Lamentável!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo do Primeiro comentário, concordo plenamente com você, apenas os nossos políticos não conseguem enxergam que se investirem no nosso esporte "seja ele qual for", estará contribuindo e muito para que muitos de nossos jovens não entrem no mundo das drogas.

      Excluir
  2. Como Jornalista infelizmente tenho que lamentar que por pelo menos duas vezes abordei a falta de uma opção para os skatistas no Jornal. Aliás, a minha primeira reportagem foi sobre a abordagem policial que fizeram a um grupo de Jovens que brincavam na praça alegando que os mesmos não podiam praticar esportes ali.

    ResponderExcluir
  3. Sexta-feira 13 e uma péssima notícia para Capelinha!
    MUDA CAPELINHA!

    ResponderExcluir
  4. è uma vergonha , nossa secretaria de esportes , nao tem campeonatos pra jovens nem nada , so sabem de Copa Aranas , por isso que os jovens de Capelinha estao omo estão , é uma vergonha , muda Capelinha

    ResponderExcluir
  5. Era da diretoria de um clube de Capelinha (Juventos) desde 1999, mas por motivos já citados na reportagem tive que abandonar o que fazia por prazer... O clube de tanto ser perseguido já (quase) não existe mais... Não podemos ir contra as opiniões do secretário que somos punidos (isso não é somente nessa administração), os juizes fazem o que querem, até mesmo usam da violencia quando são questionados, e como não se pode ir contra o que está errado, fica mais fácil punir quem realmente gosta do esporte e o faz como voluntário... Tom

    ResponderExcluir
  6. A muito tempo que eu venho analizando,o VOLEI E O BASQUETE,como uma opção de investimentos mais exprecivos,que no futebal,adado ao fato,de ser esportes com menos elementos,facilitando o celecionamento de atletas e muitas veses um dia,podermos exportar atletas para as cidades maiores.Levo em contas tambem,a facilidade de transporte,em razão das equipes serem menores.Não vamos abandonar o futebol.Mas para isto,não devemos deixar verbas voltarem,pois é tão difícil conseguir,depois perder,é lastimável.

    ResponderExcluir
  7. Turmalina é a metade de Capelinha e sempre tem jogador disputando campeonatos importantes, como Ozeias (Vasco), Robert (vitória) e agora Mateus no Cruzeiro, e Capelinha? Paulim de Gerson, Aguinaldo, Nim,etc ? Faz me rir.

    ResponderExcluir
  8. Nunca vai mudar porque todos só cobram anonimamente! kkkk

    ResponderExcluir
  9. facil criticar, dificil é fazer, mas quando se tem o apoio é preferivel esconder; Explico!!!!!
    O grande Clube IEC - Independente nunca divulga o seu grande trabalho efetuado fornecendo as parcerias, pois se fosse assim divulgaria que sempre recebeu apoio na realização da grande Copa no Ninho da Águia como:Recursos em dinheiro, redes, bolas, trofeus, divulgação volante e em radios, pagamento dos arbitros e gandulas, bem como sonorização. Porque não divulga IEC.?????????

    ResponderExcluir
  10. O grande e incontestavel time do IEC - Independente é sim uma referencia em Capelinha e região, mas, porque todos aqueles que de uma forma ou de outra contribuiram com o grande IEC quendo de suas passagens nunca retornaram, sempre foram para outras equipes e ou pararam? Explico!
    - Porque no IEC - Independente existe uma "Familia", os Sadol que o tratam como um grade feudo, não permitindo que ninguem desenvolva nenhum bom serviço.
    Relaciono alguns nomes que passaram e nunca retornaram pelo IEC-Independente: Dr. Fabiano Otoni, Aristeu e Dirceu Paranho, Lafaiete,Tadeu, João da Verde Minas, Bino,Didi, Dilson Moraes, ... Porque ?????????

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com