domingo, 29 de janeiro de 2012

PROJETO INFÂNCIA ROUBADA


Iniciado desde novembro de 2011 o Projeto Infância Roubada vem atingindo seus principais objetivos que são: 

· Garantir o direito à convivência comunitária de crianças e adolescentes vítimas de qualquer tipo de abuso, com direitos violados e que se encontram à margem da sociedade; 

· Transformar crianças beneficiadas em pessoas capazes de transformarem o seu meio e contribuírem com o próximo e meio ambiente. 


O Projeto está atendendo em média 70 crianças e adolescentes, contemplando Oficinas de dança, teatro e esporte, onde crianças e adolescentes da Casa Lar Masculina, Lar Mamãe Dolores e da comunidade recebem orientações dos monitores e desenvolvem diversas atividades nas três áreas citadas. 

Para a coordenadora do Projeto, Fátima Santos Pimenta, mais do que resgatar a auto-estima das crianças é preciso oferecer oportunidades de reinserção na sociedade e ainda validar a política pública na garantia de direitos de crianças e adolescentes, onde a Constituição Federal determina isso como prioridade absoluta. 

Infância Roubada é um projeto executado pelo Grupo de Teatro de Capelinha Anim’Art, sendo o mesmo financiado pelo Banco do Nordeste que aportou recursos no FIA – Fundo da Infância e da Adolescência – garantindo assim a execução do mesmo que tem o monitoramento e fiscalização de todas as ações a cargo do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Capelinha. 


O Projeto ainda prevê campanhas de mobilização social contra a venda de bebidas alcoólicas e cigarros para menores e contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, onde já está prevista uma palestra para o dia 10 de fevereiro, das 14 às 17 horas, no Galpão Cultural Professora Maria Odeth Sampaio, com o tema “Todos Contra a Pedofilia” que será ministrada por Dr. Casé Fortes – Promotor de Justiça da cidade de Divinópolis/Minas Gerais. 

As oficinas são distribuídas da seguinte maneira: 

Toda quarta e sexta-feira: às 16 horas: Oficinas de teatro e dança no Espaço AtivaIdade (Monitores: Thiago, Igor e Ivânia Aparecida Tavares). 

Toda quinta-feira: às 16 horas: Oficina de Esportes (vôlei e futsal) na Praça de Esportes de Capelinha, tendo como monitor Reginaldo Rodrigues. 

A culminância do projeto será com a realização de um Torneiro esportivo que contará com a participação de todos os envolvidos no projeto e da comunidade capelinhense. 


Com isso, “Infância Roubada” vem contribuindo para a redução do número de crianças que vivem em risco social, proporcionando atendimento melhorado de crianças e adolescentes e promovendo o envolvimento da população nas questões pertinentes à proteção das mesmas. 

Capelinha Rumo ao Selo Unicef – Edição 2009/2012 

Texto: Fátima Santos Pimenta 

Crédito das fotos: Reginaldo Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com