segunda-feira, 19 de março de 2012

Prefeituras cometem fraudes dignas de novela



Irregularidades aconteceram em cidades do Paraná, mas reflete a realidade de várias cidades pequenas do Brasil.

Uso de veículos oficiais para visitas à manicure, placas com iniciais visando à promoção pessoal, nomeações para cargos “fantasmas”, acomodação de parentes em cargos públicos e até excursões ao Paraguai em micro-ônibus pertencentes à frota escolar. O que pode parecer inicialmente ações dignas do personagem Odorico Paraguaçu, um político corrupto e cheio de artimanhas, interpretado por Paulo Gracindo na novela O Bem Amado, de Dias Gomes, são cenas reais protagonizadas por prefeitos do interior do Paraná.

Um exemplo de ação que lembra o folclórico prefeito da fictícia Sucupira é um decreto assinado no ano passado pelo prefeito de Pitanga, na Região Centro Sul do estado. No documento, a mulher do presidente da Câmara de Vereadores da cidade foi nomeada diretora de um hospital municipal. Detalhe: o hospital não existe.

O prefeito da cidade, Altair Zampier, disse que não havia dinheiro para aparelhar o hospital, que foi transformado em um “centro de medicina alternativa”. “Nós nomeamos ela para este cargo por considerar que o hospital iria funcionar. Ela trabalha e é uma profissional séria e comprometida”, disse o prefeito.

No mesmo enredo poderia ser adicionada a cena da secretária de Saúde de Farol, Fátima Renilda da Silva, abordada por policiais militares quando estava na manicure, em um salão de beleza de Campo Mourão. Para ir até o local, distante 30 quilômetros de sua cidade, ela utilizou um carro da prefeitura que era necessário para o transporte de um paciente do município, que se encontrava em estado grave de saúde.

Na mesma cidade, a prefeita Dirnei de Fátima Gan­­dolfi Cardoso não se incomodou em liberar os micro-ônibus escolares, doados pelo governo do estado, para excursão de sacoleiros ao Paraguai.Herança“A política do Paraná é retrógrada e ainda vinculada ao coronelismo.

Mesmo em centros maiores, o estilo monopolizador e autoritário de Aníbal Khury [ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado, morto em 1999] está presente”, analisa o cientista político e professor da PUCPR Mario Sergio Lepre. Para ele, essa cultura é ainda mais forte no interior do estado. “Essa cultura toma dimensões ainda maiores e os ocupantes de cargos se consideram como pessoas diferenciadas que podem fazer o que bem entenderem com o bem público, sem dar satisfações. E o que é pior: a população desses municípios é conivente com os absurdos. Por ser amigo do prefeito e ter acesso a ele pessoalmente, solicitando favores, o cidadão esquece os desvios e participa de um relacionamento nefasto e pernicioso”, analisa.Para Lepre, os desmandos administrativos no interior do estado refletem as ações negativas dos políticos de Brasília. “Eles tomam como exemplo a carreira de José Sarney. Acusado de inúmeras mazelas no trato com a coisa publica, ele continua no comando. Este é o espelho”.

O professor avalia que nos pequenos municípios a ação paternalista e assistencial está enraizada na cultura paranaense. “O setor público é ineficiente e para conseguir algo, o cidadão tem que ter certo compadrio com o prefeito. Essa relação o torna ‘amigo’ do ocupante do cargo público e ele acaba fechando os olhos para a má gestão”.

Lepre destaca ainda que o acesso à cidadania, com seus direitos e deveres, ainda não chegou ao interior. “Situações como essas de Pitanga e Farol parecem irreais e até cômicas. Em grandes centros, com a vigilância da sociedade, da imprensa e dos observatórios sociais que começam a surgir em cidades de médio porte, isso dificilmente ocorreria sem que houvesse a manifestação popular.” Ele cita como exemplo a repercussão da série Diários Secretos, produzida pela Gazeta do Povo e RPCTV. “A imprensa e a sociedade estavam atentas e o material trouxe uma nova mentalidade no modelo de gestão da Assembleia Legislativa”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com