domingo, 18 de março de 2012

Reunião com desportistas abre novas perspectivas para o esporte capelinhense

Militância de desportistas capelinhenses faz com que o Esporte adquira caráter democrático com a criação da Comissão de Esportes

Aconteceu na quinta-feira (08/03) no salão da Câmara Municipal de Capelinha uma reunião com os representantes dos times capelinhenses e desportistas que foram convidados pela Comissão de Esportes da Câmara Municipal, o qual foi criada pelo presidente do legislativo Laerte Barrinha através do decreto lei 011/2012 em resposta ao ofício protocolado por 10 representantes de equipes no dia 12 de Fevereiro de 2012. A Comissão de Esportes da Câmara, formada pelos vereadores Cleuber Luíz como presidente, vice Déo Miora e Zezinho da Vitalina como relator . A comissão terá a função de analisar as solicitações dos clubes assim como autenticar a viabilidade e legitimidade das mesmas. 


Conforme o ofício, as solicitações dos clubes foram: Regularização dos clubes capelinhenses e refiliação/filiação à Federação Mineira de Futebol, reativação/criação da Liga de Desportos Capelinhense, calendário anual de eventos esportivos e de lazer, fortalecimento do Campeonato Municipal e que o mesmo seja organizado pela LDC com as normas da F.M.F. e passe a ser obrigatório por lei e ser disputado todos os anos ininterruptos em pelo menos duas categorias (principal e base), reativação do Conselho Municipal de Esportes, que o mesmo passe a ter mais representatividade dos desportistas e através deste, tornar lei o Fundo de Apoio ao Esporte, com o repasse ao esporte do ICMS Esportivo. 


A reunião foi animadora e democrática. Todos que quiseram expuseram seus pontos de vistas, inclusive o Secretário de esportes Dilson de Morais, que fez um relato de suas realizações a frente da pasta, salientando que tentou reativar a LDC junto a FMF, mais que por vários motivos não obteve sucesso. Também falou o ex-presidente da LDC, João Clóvis, que alegou falta de tempo, falta de conhecimento e problemas de saúde pelo insucesso da liga nestes anos que ficou a frente da mesma. 


O Ponto alto da reunião foi a palestra que o presidente da LIGA TURMALINENSE DE FUTEBOL, Agnaldo Fróis, que fez um parâmetro da situação da liga que preside há 7 anos, dizendo que atualmente o campeonato municipal de Turmalina é disputado por 10 equipes, todas devidamente regularizadas; que a média de público pagante no último campeonato foi de 1432 pessoas por rodada, que o Estádio local durante o campeonato é repassado para Liga administrar, inclusive é feita a licitação do bar do estádio e no último ano foi locado por 14 mil reais durante a competição, que arbitragem dos jogos são de responsabilidade dos árbitros da FMF, que este ano já fechou contrato com quadro de árbitros da FMF –BH (muitos estão apitando o campeonato mineiro 2012), que a Prefeitura municipal de Turmalina fez um repasse de 30 mil reais para Liga local organizar o campeonato 2012 e ainda que em 2011 após a Liga quitar todos os compromissos da competição sobrou 70 mil reais que foi dividido entre as 10 equipes e que a previsão para este ano é sobrar mais de 100 mil. 

Disse ainda que provou através de relatório apresentado a promotoria local que durante os 4 meses da competição a criminalidade e ocorrências policiais na cidade é quase zero. Agnaldo Fróis disse também que a Liga Municipal é essencial para o fortalecimento dos clubes e consequentemente do campeonato municipal, e que através desta organização as equipes turmalinenses estão recebendo verbas de subvenções municipais, estaduais e federais, prova disto o recebimento pelo Cerrado FC de 220 mil para construir o seu estádio. 


Na tribuna livre, falaram pelos desportistas e clubes: Tacisinho do BML, presidente do Internacional que frisou bem a importância da união dos clubes para que nosso esporte melhore. Depois Plínio do Império do Morro, que solicitou espaço para que novas equipes também possam se legalizar e disputar o campeonato municipal. Depois o Luciano de Sadol, vice presidente do Independente usou a palavra para reclamar da falta de apoio aos clubes, da falta de um calendário esportivo, das equipes não conseguirem jogar no Newton Ribeiro e da necessidade de fortalecer os clubes e o campeonato municipal. 

Usaram a palavra ainda o diretor do Vila Nova, João Chaves, que frisou novamente a união dos desportistas como fundamental para o fortalecimento da liga. Cula Sampaio, coordenadora do Pro-jovem, cobrou a organização de nosso esporte em todos os seus patamares e ponderou que a revitalização de nosso esporte passa pela legitimidade da LDC e do Conselho Municipal de Esportes. Fizeram uso da palavra o presidente da Associação da Ponte Nova, Roque Caetano que pediu a Comissão que também abrisse espaço para as equipes da zona rural do município. Por último, a desportista Déia Sampaio, representando o Esporte Clube Aranãs, pediu ao secretário de esportes e comissão que se realmente querem organizar nosso esporte, que valorizasse competições oficiais como o Campeonato Municipal . 

O presidente da comissão, Cleuber Luíz disse que a Câmara Municipal de Capelinha colocou um funcionário e uma estrutura à disposição dos clubes e desportistas para auxiliar na regulamentação dos mesmos, e para não priorizar um clube ou outro, foi realizado um sorteio para se saber qual a sequência de prioridade na regulamentação, que deverá ser de 15 em 15 dias. Ficou assim: 1º Internacional, 2º Vila Nova, 3º Florae, 4º Juventus do Aparecida, 5º Atlético BML, 6º Cruzeirinho, 7º Estrela da Piedade. As equipes do Aranãs, Capivari e Cometa, que já possuem documentação, mas que possuem pendências com a Receita Federal e outros órgãos, serão feitos paralelamente; e que o Independente é única equipe totalmente regularizada em Capelinha, e portanto, a única atualmente de Capelinha, que poderá receber subvenções e repasses do governo. Uma nova reunião já foi agendada no dia 13 de Abril próximo, provavelmente para apresentar a nova diretoria da Liga de Desportos Capelinhense, e possivelmente com a presença de diretores da Federação Mineira de Futebol – FMF. 

O Presidente da Câmara Laerte Barrinha encerrou a reunião opinando para que faça parte da nova diretoria da LDC e da Comissão de Esportes pessoas que realmente gostam e entendem de futebol e do esporte e colocou a Câmara, em toda sua estrutura, inclusive o jurídico para que as coisas possam enfim acontecer em Capelinha no âmbito esportivo local. 

Sem dúvida, o nosso esporte, especialmente o futebol saiu fortalecido desta reunião.

Texto: Gui de Sadol

Um comentário:

  1. Bom, Sempre Futebol,Futebol e Mais Futebol.
    eu gosto de futebol mas não pratico e não tenho nada contra muito pelo contrario, acho divertido e com certeza tem que investir mais neste esporte.
    e Como fica Outros esportes? EX: CTC Clube dos Trilheiros de Capelinha,Que não faz só trilha e sim também um Belo e bom Motocross, falta uma pista de motocross boa na cidade, e a garotada da bike's que gosta também de fazer manobras, não só eles também o skate, passando na rua vemos essa pratica de esporte no asfalto entre meio carros, motos, pedestres.. Podiam da uma força nas pistas para a galera que curte outro esporte radical. sitei alguns de varios mas todos são mais barato que um campo de futebol ou uma quadra.. aqui em capelinha cada bairro tem sua quadra as escolas tem as quadras tem o estadio e fora outras quadras particulares que tem por ai.. vamos la galera o esporte não e só feito de bola
    abraçs

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com