domingo, 18 de novembro de 2012

Ex-prefeito Gelson Cordeiro pode ser obrigado a devolver recursos não aplicados no “coliseu”

Em 1998 se iniciou em Capelinha uma obra que jamais foi concluída: o ginásio poliesportivo localizado no Bairro Vista Alegre. Em julho daquele ano o Ministério do Esporte liberou para a Prefeitura Municipal de Capelinha, na época comandada por Gelson Cordeiro, o valor de R$200.000 para realização do complexo esportivo, conforme está detalhado no Portal da Tranparência.

"Coliseu" de Capelinha: um monumento ao descaso com recursos públicos
A estrutura básica do ginásio ficou pronta, mas a obra nunca serviu a seu fim original. De uns anos pra cá o ginásio passou a ser conhecido como “coliseu”, uma alusão à semelhança com um dos maiores símbolos da milenar cidade de Roma.

Após a cassação de Gelson Cordeiro, em 2005 a Prefeitura iniciou um processo na Comarca de Capelinha para tentar reaver os recursos não aplicados na obra.

Depois de todos esses anos, o processo parece estar ainda longe do final, mas uma decisão publicada no site do Tribunal de Justiça de Minas Gerais pode indicar que haverá uma conclusão favorável aos cofres públicos.

No último dia 13 desse mês, o TJ julgou procedente em parte o pedido da prefeitura e condenou Gelson Cordeiro a pagar ao Município a importância não aplicada nas obras. Além disso, a decisão estabelece que a quantia deverá “ser atualizada monetariamente pelos índices da tabela da Corregedoria-Geral de Justiça do [Estado] de Minas Gerais a partir da presente data e acrescida de juros de mora de 1% ao mês desde a citação”.

Em todos esses anos o “coliseu” de Capelinha foi um verdadeiro monumento ao mal uso dos recursos públicos em nossa cidade. Moradores do entorno periodicamente reclamam que o espaço serve à atividades ilícitas e que colocam em risco a segurança da população. Algumas poucas iniciativas utilizaram o espaço de forma positiva, como em 2011 quando o “coliseu” foi palco de uma festa beneficente no dia das crianças.

Durante as eleições desse ano a coligação de Gelson Cordeiro registrou em seu Plano de Governo que uma de suas metas, caso eleito, era concluir o ginásio.

O fato é que depois de tantos anos, dadas as condições atuais, é difícil conceber que um dia o “coliseu” de Capelinha se tornará realmente um ginásio poliesportivo. Mas nada impede que a Justiça entenda a indignação dos cidadãos capelinhenses e exija uma reparação dos responsáveis por esse desperdício de recursos públicos.

Um comentário:

  1. "Monumento ao mal uso dos recursos públicos" - a melhor definição para essa aberração que é o coliseu de Capelinha!

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com