quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Notícias do esporte em Capelinha

Organizador do Torneio Verão reclama falta de apoio da Secretaria de Esportes


Neste domingo (26/02/12), aconteceu no campo da COPASA, no Bairro Vista Alegre, a grande decisão do 1º Torneio de Verão. O jogo foi empolgante entre os finalistas: Império do Morro e Vista Alegre. A final contou com a presença de um bom público que prestigiou bastante o evento. 


No tempo normal o resultado foi de 1 x 1 (Gilmar marcou para o Império e Cristiano descontou para o Vista Alegre). A decisão foi para as penalidades máximas, onde o Império se sagrou campeão ao vencer por 4 x 3. 

O organizador da competição – Tacizim do BML – disse que ficou muito satisfeito com a qualidade do evento, principalmente no jogo da final. Disse ainda que o Torneio de Verão será mais um evento esportivo que fará parte do calendário anual de Capelinha. Só reclamou da falta de apoio da Secretaria de Esportes de Capelinha que não prestigiou o Torneio. Agradeceu ainda ao Mazim (Açogue Bom Bife) que patrocinou os troféus e medalhas, todos os representantes das oito equipes que iniciaram a competição, aos árbitros e a todos que apoiaram o evento. 

Império do Morro - Bairro Piedade, campeã.
Time base: Marquim, Mula, Lapão, Ladim, Delsim,
Hamiltim, Giovani, Maradona e Gilmar.
Técnico: Vinícius
Diretor: Clayton

Vista Alegre - Vice campeã do 1º torneio Verão
Time Base: Gué, Nivaldo, Dinei, Tula, Edvaldo, Son, Fabim,
Budé, Sales, Cristiano e Tiago.
Técnico: Paulo
Trio de Arbítros: Vanderley, Golô e Zé do Orélio

Tacizim do BML - Presidente do Internacional, grande
voluntário do Esporte Capelinhense e organizador do 1º
Torneio de Verão no Copasão.

Mazim (Açogue Bom Bife) - patrocinador das medalhas e
troféus do torneio.
“O esporte é o melhor meio de integração entre as pessoas”. (Goethe) 

Fotos e textos: Gui de Sadol

Grupo de Teatro de Curitiba-PR se apresenta em Capelinha

Não percam esta maravilhosa oportunidade de prestigiar o teatro em Capelinha! Será no dia 03/03. Às 16 horas haverá espetáculo infantil e às 20 horas acontecerá o espetáculo para o público adulto. Apoiem essa tão importante manifestação cultural em nossa cidade, participem!

Clique para ampliar

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

20 itens para avaliar a Câmara Municipal de sua cidade


Modelo publicado no Congresso em Foco inspira cidadãos de quatro cidades a avaliar seus vereadores
POR HENRIQUE PARRA | 27/02/2012 07:00 PUBLICADO NO CONGRESSO EM FOCO
Em setembro do ano passado, publiquei nesta coluna uma matriz para avaliação do grau de transparência de sites de Câmaras Municipais. São 20 itens produzidos no I Seminário Nacional de Controle Social, ocorrido em 2009. Trazia também as avaliações dos sites de duas cidades paulistas, Campinas e Jundiaí. (relembre aqui)
O objetivo, como havia deixado claro no artigo, era incentivar cidadãos e organizações sociais a realizarem esta avaliação base (acrescentando outros critérios e ajustando para cada realidade). Venho agora compartilhar a grata alegria de saber que outras quatro cidades o fizeram! Seguem as notas; Santos (5,75), Bertioga (4,0), Capelinha de Minas Gerais (1,5) e Várzea Paulista (2,25). Para lembrar ainda, as notas de Campinas e Jundiaí foram de 3,6 e 6,5, respectivamente.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Prefeitura lança uma série de atividades comemorativas em razão ao Centenário de Capelinha


A Prefeitura de Capelinha, divulgou em seu site, uma série de atividades que deverão acontecer em Capelinha a partir desse ano até 2013. Confira as atividades:
  • Comemoração do Aniversario de Capelinha 24 e 25/02
  • Alvorada com a Fanfarra Lau Soyer
  • Lançamento da Revista do Centenário
  • Lançamento do Selo do Centenário 
  • Instalação e inauguração de Marco do centenário, que inclui relógio para contagem regressiva até 24/02/2013
  • Lançamento de Cartão postal
  • Lançamento da colcha de retalhos virtual 
  • Apresentações de Grupos de Cultura Popular 
  • Maratona do Centenário

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Metendo a boca no... ops! Metendo o dedo no teclado!



Por Alexandre Macedo
alexandrefernandesmacedo@gmail.com


Recentemente, o blog Capelinha_MG chamou a atenção sobre alguns jovens capelinhenses que estão socializando protestos nas redes sociais (ver postagem aqui). Realmente essa maneira de reivindicação vêm ganhado, a cada dia mais, a adesão das pessoas. 

Esse modo de protesto têm conquistado cidadãos do mundo inteiro e têm produzido resultados bastante eficazes.Alguns sociólogos denominam esse fenômeno de "democracia 2.0", ou seja, a democracia já não é a mesma depois da imensa onda das redes sociais.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O peso da vontade popular no centro do debate do STF



Até que ponto o Supremo Tribunal Federal deve ir contra a vontade do povo? Vontade do povo, concretizada em emenda popular, votada, aprovada e transformada na Lei da Ficha Limpa pelo Congresso Nacional?

Lei que obteve o consenso da mídia, redes sociais, demonstrado por pesquisas? Este foi o debate principal da decisão do STF de ontem.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Ficha Limpa Aprovado: O poder emanou do povo


Por Alexandre Macedo
alexandrefernandesmacedo@gmail.com

Os brasileiros ganharam nessa semana, talvez, o maior presente político de toda a história do país. Acreditem! Aprovar a Lei Limpa num país com todo esse histórico de corrupção era quase como uma lenda como "Ali Babá e os quarenta ladrões" ou " Peter Pan na terra do Nunca". Foi preciso mais do que a própria fé para acreditar que tal projeto de lei chegasse até o final integralmente aprovado, e ainda mais, válido para este ano de 2012 para as eleições municipais.

É minha gente! Essa é a prova de que o Brasil realmente tem jeito e pode acabar de uma vez por todas com todo esse histórico de corrupção que nos assola e devasta desde que as primeiras caravelas portuguesas aportaram na ilha de Vera Cruz. 

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Salário de professor e operador de escavadeira causa polêmica no Facebook



Montagem feita com o edital do concurso público da prefeitura de Vila Rica (MT) e publicada no Facebook




A comparação entre os salários oferecidos em um concurso público da prefeitura de Vila Rica, no Mato Grosso, para professores e operadores de máquinas teve repercussão negativa nas redes sociais. Enquanto a remuneração inicial oferecida para um operador de escavadeira hidráulica, com ensino fundamental incompleto, é de R$ 1.291,98, o salário para um professor com ensino superior é de R$ 1.246,32.

Enquanto isso no Brasil...


Fonte: Blog Comente Virtual

Ficha Limpa é aprovada

Após quase dois anos em suspenso, nova norma foi reconhecida como constitucional e passará a valer a partir deste ano; período de inelegibilidade virou foco de discussão entre ministros


BRASÍLIA - Depois de quase dois anos e 11 sessões de julgamento, a Lei da Ficha Limpa foi considerada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e será aplicada integralmente já nas eleições deste ano. Pela decisão do tribunal, a lei de iniciativa popular que contou com o apoio de 1,5 milhão de pessoas, atingirá, inclusive, atos e crimes praticados no passado, antes da sanção da norma pelo Congresso, em 2010.
"Que culpa temos nós se o Congresso demorou 16 anos para editar a lei?", questionou Marco Aurélio - Dida Sampaio/AE
Dida Sampaio/AE
"Que culpa temos nós se o Congresso demorou 16 anos para editar a lei?", questionou Marco Aurélio
A partir das eleições deste ano, não poderão se candidatar políticos condenados por órgãos judiciais colegiados por uma série de crimes, como lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e contra o patrimônio público, por improbidade administrativa, por corrupção eleitoral ou compra de voto, mesmo que ainda possam recorrer da condenação a instâncias superiores.
Também estarão impedidos de disputar as eleições aqueles que renunciaram aos seus mandatos para fugir de processos de cassação por quebra de decoro parlamentar, como fizeram, por exemplo, Joaquim Roriz, Paulo Rocha (PT-PA), Jader Barbalho (PMDB-PA) e Waldemar Costa Neto (PR-SP).

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Jovens de baixa renda terão passagens de avião gratuitas, prevê projeto

Texto do Estatuto da Juventude foi aprovado na CCJ e beneficia cidadãos com idade de 15 a 29 anos


BRASÍLIA - Aprovado nesta quarta-feira, 15, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), o projeto de lei que institui o Estatuto da Juventude prevê que jovens de 15 a 29 de baixa renda terão duas passagens gratuitas em todos os aviões, ônibus e barcos interestaduais que transitarem no País, além de duas passagens com desconto de 50%, se o benefício integral já tiver sido utilizado. Os jovens de 15 a 29 anos terão, ainda meia-entrada nos eventos culturais e esportivos financiados com dinheiro público e 40% de desconto nos eventos patrocinados pela iniciativa privada.
Veja também:


A medida se estende aos jogos da Copa do Mundo em 2014 e a Olimpíada de 2016, ampliando ainda mais a polêmica com os organizadores dos eventos.
Os privilégios previstos para essa faixa etária se estende igualmente à criação de linhas de crédito específica, destinada à agricultura orgânica e agroecológica e à "efetiva inclusão dos jovens nos espaços públicos de decisão com direito a voz e voto".

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Times de Capelinha descontentes com a situação do Esporte enviam ofício à Câmara Municipal



Abaixo, na íntegra, o ofício remetido à Câmara no dia 09/02:


EXMO. SR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAPELINHA E DEMAIS SENHORES VEREADORES.

CAROS (AS) SENHORES (AS)

Nós, abaixo-assinados,  na sua maioria presidentes das equipes capelinhenses de futebol que disputaram o campeonato municipal de 2011: Esporte Clube Aranãs, Clube Atlético do BML,  Cometa Esporte Clube, Cruzeirinho Esporte Clube, C.E. Estrela da Piedade, Esporte Clube Florae, Independente Esporte Clube, Internacional Esporte Clube, S.E. Juventus do Aparecida e Esporte Clube Vila Nova, viemos através deste, solicitar formalmente ao Poder Legislativo Municipal uma definição de normas para garantia mínima de sobrevivência das equipes e de planejamento do desporto municipal fundamentado nas normas da Federação Mineira de futebol.

Antes de listar nossas reivindicações, gostaríamos  de fazer uma síntese da história desses clubes e ainda fazer um relato sobre o campeonato municipal:
  • Em 1984, quando foi fundada a Liga de Desporto Capelinhense – L.D.C. e  filiada a Federação Mineira de Futebol – F.M.F. , foram fundados oficialmente as principais equipes  capelinhenses (Aranãs, Capivari, Independente, Cometa e Juventus); quando os Campeonatos Municipais eram fortes e lotava as dependências do Estádio Newton Ribeiro que coordenados pela Liga, seguiam fielmente as normas da F.M.F. . Para comprovar que o esporte capelinhense já funcionou como deveria, com critérios legais e oficiais e participação dos desportistas, segue em anexo alguns documentos, como: Estatutos de Fundação das Equipes, Regulamento de Campeonatos Adulto e Juvenil, Atas de Eleição da Liga e Clubes, Fichas de Inscrições de Atletas, Carteirinhas de Atletas, Borderôs de Partidas, Convocações de Reuniões,  Ofícios da L.D.C  e Junta de Justiça Desportiva – JJD,  Alvará do Conselho Regional de Desportos, Programação de Treinos no Newton Ribeiro, Solicitações da Liga à Secretaria Municipal de Esportes, Tabela do Campeonato Municipal, Memorandos, Súmulas de Jogos, Relações de Diretorias, Normas de uso da Praça de Esportes para equipes filiadas à Liga, Pedidos de Atletas para serem liberados das equipes, Comunicados da Liga aos Clubes sobre Atletas convocados, Pedido de Licença de Equipe para realizar amistosos em outras cidades,  Comunicados de Advertências e Punições aos Clubes e Atletas, Portarias e Resoluções da L.D.C., Circulares da F.M.F,  entre outros que demonstram para todos nós que é possível sim fazer esporte em Capelinha pautados na democracia e legalidade;

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Programa Bolsa Família está funcionando em novo endereço

Desde o dia 06/02/12 o Cadastro Único e Programa Bolsa Família estão funcionando em novo endereço (Rua Dr. Hermelindo 108), ao lado da Escola Estadual “Dr. Juscelino Barbosa”, proporcionando maior comodidade aos usuários e ainda garantindo a acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais. 

O Secretário Municipal de Assistência Social, Luis Gustavo Vieira Silva e a Coordenadora do Programa, Maria de Fátima Lopes Arantes, estão analisando a possibilidade de alteração nos horários de atendimento ao público para que não haja interrupção no período de almoço. 

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

AMM realizará Congresso de Vereadores em Minas

Por Alexandre Macedo
alexandrefernandesmacedo@gmail.com

Qualquer profissional, seja ele médico, odontologista, fisioterapeuta, advogado, psicólogo, assistente social ou qualquer outro, sempre estão atrás de informações para que assim, possam se atualizarem e servirem melhor a todos aqueles que necessitam de seus serviços. Muitos destes, possuem como dever em seus Códigos de Ética Profissionais, o contínuo aperfeiçoamento intelectual para que possam exercer a profissão com qualidade.

Há uma outra, que diferente de todas as citadas anteriormente, deveria ser aquela onde seus atores mais buscassem informações e conhecimento, sabe qual profissão é essa? Estou falando do político.

Quem disse que para ser político não é necessária a qualificação? Pois sabem que é preciso sim, pois esta é uma das profissões mais importantes pelo fato de que, toda e qualquer decisão passa, primeiramente, pelas mãos dos políticos. Por isso, é necessário a constante formação e apreensão da realidade social do país e do mundo, das novidades do mundo político, do ordenamento das políticas públicas, etc.

Pensando nisso, a Associação Mineira de Municípios está organizando o II Congresso de Vereadores, evento este que abordará temas bastante importantes aos quais todos os vereadores devem, por dever, estarem a par. 

Fica aqui a programação do evento para todos os vereadores que desejarem se inscrever, pois será de grande valia para o município aos quais pertencem.

Cidadão eleitor, avise seu vereador! Vereador, honre seu município! Se qualifique.

Link para conferir a programação e realizar a inscrição: http://www.portalamm.org.br/1248/congresso-de-vereadores.aspx

Reitor da UFVJM quer adiar reunião sobre campus em cidades do Vale

O reitor da UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Pedro Ângelo, quer adiar, mais uma vez, a decisão de instalação de 3 campi em cidades do Vale do Jequitinhonha. Na reunião de 7 de outubro, o CONSU – Conselho Universitário decidiu pela criação de campus no Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha.

Ele argumenta o seguinte sobre o texto da Comissão composta para analisar as propostas de campus: ”Fazendo uma análise do texto proposto para o Plano de Desenvolvimento Institucional, entendo, que alguns parágrafos não atendem aos parâmetros de informações próprias de um PDI. Por isso, determino a retirada do assunto da pauta da reunião do CONSU a ser realizada no dia 10 de fevereiro”. A análise sobre o relatório da Comissão deveria ter sido feita pelos conselheiros do CONSU, mas o Reitor resolveu tomar esta decisão antecipadamente.

Vereadores de BH desistem de se dar 61% de aumento após protestos nas redes sociais


BELO HORIZONTE - Em pleno ano eleitoral, os vereadores de Belo Horizonte cederam à pressão popular e, apesar de discursos contrários, mantiveram o veto do Executivo municipal ao projeto que aumentava em 61,8% os salários dos parlamentares. Mesmo com voto secreto, 21 vereadores foram favoráveis à posição do Executivo, que alegou inconstitucionalidade do projeto. Dez parlamentares votaram pela derrubada do veto.
Bastante tumultuada, a sessão teve que ser suspensa em alguns momentos por causa de protestos dos manifestantes que lotaram as galerias e entoavam a marchinha vencedora de concurso carnavalesco na capital, "Na Coxinha da Madrasta". A música faz referência aos gastos de R$ 62 mil da verba indenizatória por parte do presidente da Câmara, vereador Léo Burguês (PSDB), com lanches no estabelecimento de sua madrasta.

Produtores rurais de Capelinha discutem estratégias para 2012

Os produtores rurais de Capelinha discutiram estratégias para atuação do Conselho Municipal das Associações Rurais de Capelinha, na reunião ordinária que aconteceu no dia 06 de fevereiro, às 09 horas da manhã, no Galpão Cultural Professora Maria Odeth Sampaio que contou com a presença de representantes da EMATER, vereadores, secretários municipais, Padre Darci Almeida Rodrigues, do prefeito municipal, dentre outros. 



A reunião foi coordenada pelo presidente do Conselho, Senhor Roque Caetano de Oliveira da comunidade de Ponte Nova. 

Cayle José Martins - EMATER Regional - destacou a importância da atuação do Conselho que legitima os trabalhos do mesmo e ainda anunciou a realização do Concurso de Qualidade de Café em 2012 que terá como objetivo principal divulgar e valorizar o produto no mercado cafeeiro. O Concurso será aberto a pequenos, médios e grandes produtores de café, sendo que já existe uma grande articulação para a realização do Evento em Capelinha. 

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Escola móvel SESI/ SENAI traz cursos gratuitos para Capelinha

A Empresa Alternativa Eventos de Belo Horizonte iniciou no dia 06/02/12 a montagem de 06 tendas (10 x 10 metros) na Praça de Esportes de Capelinha, onde serão realizados, a partir do próximo dia 13, os cursos de Pedreiro de Alvenaria assistente, Eletricista Predial assistente, Encanador Empresarial assistente, Costureiro assistente, Mecânico de Motos assistente, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Atendimento ao Cliente, Curso Básico de Português, Decoupage em Madeira, Bijuteria e Bordado, numa parceria firmada entre SESI/SENAI e Prefeitura Municipal de Capelinha, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. 

Os cursos serão ofertados para pessoas acima de dezesseis anos de idade, sendo que as inscrições foram realizadas na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social depois de ampla divulgação dos mesmos. 

A internet e o fortalecimento da democracia

 
"A internet tem que ser mantida como um lugar comum, um lugar de produção e distribuição do comum". Entrevista especial com Henrique Antoun

“A internet abre um novo espaço para se pensar a democracia participativa, para pensar a própria transformação política”, declara o pesquisador.

Os projetos de lei estadunidenses Proteção da Propriedade Intelectual (PIPA) e Parar a Pirataria Online (SOPA), que foram alvo de protestos na internet, querem “criar um tipo de legislação que ultrapasse a própria fronteira do universo norte-americano” e têm interesses “localizados e pontuais dos grandes cartéis da indústria de massa”, avalia Henrique Antoun, em entrevista concedida à IHU On-Line por e-mail. 

De acordo com o pesquisador, ao acionar o FBI para retirar o site Megaupload do ar, “a Motion Picture Association of America - MPAA mostrou que manda no FBI”. Para ele, o agravante desta situação “não é a MPAA fazer isso, mas, sim,ignorar as fronteiras do mundo”. E explica: “As pessoas que ela mandou prender não são norte-americanas, o site que ela mandou fechar não está sediado nos Estados Unidos. Ela está brigando para extraditar holandeses, suecos e europeus, para julgá-los conforme uma lei norte-americana. Isso é chocante!”.

Antoun diz ainda que as tentativas de intervir na liberdade da internet advêm do fato de ela não ser um espaço de publicidade e promoção, como a mídia de massa. “A mídia de massa nos deu Hitler, nos deu Stalin, nos deu Getúlio ditador e uma série de outras porcarias. Qualquer pessoa pode se manifestar na internet e ter um discurso totalitário, mas em volta dela, terão outras pessoas com discursos diferentes, pois ela propícia a conversação de muitos com muitos”, aponta. 

Ficha Limpa deve ser aprovada

A Lei da Ficha Limpa deve ser aprovada no STF (Supremo Tribunal Federal). O ministro Marco Aurélio Mello, que era tido como contrário à regra, votará, na verdade, favoravelmente a ela. 

O comentário é de Monica Bergamo, jornalista, na Folha de S.Paulo, 07-02-2012.

Com Mello, a Ficha Limpa terá ao menos seis votos, ou a maioria do STF, que tem 11 ministros. Luiz Fux e Joaquim Barbosa já se declararam favoráveis. Carlos Ayres Britto, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski devem acompanhá-los. 

O posicionamento de Mello tem surpreendido os ministros. Em votações anteriores, ele se posicionou contra prazos da lei. Mas, a interlocutores, resumiu porque pode votar para que ela seja aplicada a partir deste ano: "Você contrataria para trabalhar alguém que tivesse inquérito ou uma ação penal em andamento?".

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Grupo de Teatro Anim'art dá um show de cultura em Capelinha

O Grupo de Teatro de Capelinha Anim’Art já disponibilizou através do Blog RegisCap1 o regulamento e a ficha de inscrição da Noite dos 10 Encantos (Noite Literária), poderão se inscrever Interpretes e Escritores de Capelinha e Vale do Jequitinhonha, independente de idade,  os vencedores em suas respectivas categoria serão premiados em dinheiro e troféu. Após baixar e preencher todos os dados necessário a ficha de inscrição  deverá ser entregue no Espaço Ativa Idade, Rua das Flores – Nº 803 – Centro – Capelinha MG.
Literatura
A “Noite dos 10 Encantos” será um concurso literário anual com realização do Grupo de Teatro de Capelinha Anim’Art e estará acontecendo em Capelinha pela primeira vez  durante o 2º Festival de Animação e Arte. Seu objetivo é estimular o aprimoramento da produção literária no segmento poético, além de incentivar a criação literária e abrir espaços para novos talentos. A “Noite dos 10 Encantos” buscará ainda um alcance maior de participantes pelos poemas, que serão apresentados ao público através de interpretações. E em sua primeira realização terá como objetivo maior a homenagem ao centenário da cidade de Capelinha.
A “Noite dos 10 Encantos” terá a sua realização paralelamente ao 2º Festival de Animação e Arte. Com a inserção da mesma haverá uma maior participação da comunidade já que para participar do evento não será preciso ser estudante, fazendo com que crianças, jovens e adultos também participem do Festival.  Em sua primeira realização o evento buscará homenagear a cidade de Capelinha pelo seu centenário.
A literatura é uma defesa contra as ofensas da vida.” (Cesare Pavese)


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Aprenda a consultar o valor do repasse à Assistência Social de Capelinha

Por Alexandre Macedo
alexandrefernandesmacedo@gmail.com

Saber qual é o valor repassado à cidade para a política de Assistência Social é muito fácil! Basta entrar no site do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) no endereço: www.mds.gov.br e seguirmos os seguintes passos:

1º passo: No canto esquerdo da tela, clique em " Assistência Social".



2º passo: No canto direito da tela vá em "MDS em Números".



3º passo: Em seguida, basta preencher os espaços com o nome da cidade e Estado que automaticamente o sistema trará todos os dados sobre o município.



Seguindo estes passos, qualquer cidadão poderá se informar do valor repassado pelo Governo Federal à Secretaria de Assistência Social de sua cidade. Saber tais informações é de extrema importância principalmente aos conselheiros da sociedade civil do Conselho Municipal de Assistência Social. Além da política de Assistência Social, ainda é possível visualizar todo o repasse da política de Segurança Alimentar.

Acompanhando mensalmente os recursos, os conselheiros (ou qualquer cidadão que se interesse) pode ficar por dentro do destino de toda a verba repassada ao município. No caso de qualquer suspeita de irregularidade, o cidadão deve comunicar ao Ministério Público toda e qualquer irregularidade.

No caso de Capelinha, temos as seguintes informações a respeito da política de Assistência Social:

Total repassado à Capelinha em Janeiro/2012
R$ 495.606,00
Nº de famílias cadastradas no Bolsa Família
3.996
Repasse do Bolsa Família de Janeiro/2012
R$ 495.606,00
Nº de idosos que recebem BPC
570
Nº de pessoas com deficiência
768
Repasse aos idosos no Mês 12/2011
R$ 310.647,28
Repasse a pessoas com deficiência 12/2011
R$ 417.716,08
Repasse aos 2 CRAS de Capelinha Mês 12/2011
R$ 12.600
Serviço de Convivência ao Idoso e Criança (menores de 6 anos) 12/2011
R$ 1.359,00
Nº de crianças cadastradas no PETI
361
Repasse feito ao PETI em 12/2011
R$ 9.000,00
Repasse feito ao CREAS em 12/2011
R$ 9.000,00


É possível ainda verificar outras informações como o Índice de Desenvolvimento Familiar, que, segundo o site do MDS, Capelinha apresenta índices bastante insatisfatórios, com bastante precariedade no acesso ao conhecimento e também ao emprego, veja:


Índice de Desenvolvimento Familiar de Capelinha
Essas e muitas outras informações podem ser acessados no site do Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome no endereço : http://www.mds.gov.br . Clicando no endereço, basta seguir os passos já ensinados no início da postagem. Ajude a fiscalizar os repasses realizados à nossas cidades, somente assim garantiremos a correta aplicação de todos eles.